segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uma canção




Uma amiga me enviou hoje a dica de uma canção. Uma bonita canção! (Gringa, acho que daqui dos EUA mesmo) Essa canção me fez pensar um pouco:


Os dias são presentes de cima, e devemos lembrar-nos de viver e amar
Sei que uns não parecem tão bons, mas...
São dias que precisam ser vividos,
São partes de um grande aprendizado.
Por isso,
nós vivemos,
nós amamos,
nós perdoamos
e nunca nos rendemos.


(OU DEVERIAMOS FAZER ASSIM!)

Lembrei logo deste versiculo:


Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
(Salmos 90:12)

Como temos aproveitado (ou contado) esses presentes que Deus tem nos dados?

sábado, 19 de setembro de 2009

Carta a um amigo


Oi Amigo,

Graça e Paz,

As partes que compõe a liturgia, seja ela a oração, o louvor, uma peça de teatro, ou até mesmo uma dança, tem que estar em harmonia com a mensagem que será apresentada. Nosso problema hoje não é litúrgico, quanto a uma parte ou outra da liturgia, mas com a harmonia dessas partes com a pregação. A pregação é o centro de tudo. Nossa maior carência é discernimento. Discernir o certo do errado, e ter coragem de confrontar o erro. Exemplo, Você já reparou nas letras dos hinos e canções? Certa vez, pedi a equipe de louvor da igreja que mudasse uma palavra de uma determinada música: ... Ansiando oferecer algo de valor pra abençoar teu coração ... ninguém pode abençoar o coração de Deus! Eles ouviram, e mudaram a letra para ALEGRAR (o restante da letra é linda, fala que Jesus é a essência da adoração e que precisamos voltar a Ele). Mudamos apenas a palavra que traria uma idéia teológica errada. Outra vez, falamos da postura e da roupa de determinada pessoa, e isso também foi corrigido. O Discernimento, aproxima, corrige, conserta. A Intolerância ou Frouxidão, nos afastam uns dos outros e nos deixam pobres da VERDADE, a que liberta.
Francisco, no salmo 150, aprendemos: COMO (de que maneira), QUANDO (em que tempo), AONDE (que local), E PORQUE (o motivo) DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR. Acho que está bem claro! Você acha que temos o direito de determinar o que Deus gosta sobre louvor e adoração? Hinos ou Cânticos? Sentado ou em pé? Na Igreja, em auditório, na rua, em casa, ou no transito? Ah, mas a questão é o respeito, Temor ao Senhor! Sabe, o respeito (temor) não é igual a cara sisuda ou paletó engomado. Tem muita gente de cara sisuda e terno engomado que está totalmente desrespeitoso. São sepulcros caiados. Cristo honrou a oração totalmente desprovida de ortodoxia de um publicano, em detrimento da oração cheia de ortodoxia e mentira do Fariseu. Deus também entende (Ele é o que mais entende) a tamanha alegria que passava pelo coração de Davi quando ele dança em frente a ARCA DA ALIANÇA. Quiseram até julgá-lo por isso (esposa), mas quem o fez foi repreendido pelo próprio Deus.
Se tiver um propósito, auxiliar na comunicação da mensagem (que deve ser o centro) ou do cântico, acho que a dança, o teatro, a pantomima, o vídeo, a multimídia, enfim, essas ferramentas são válidas sim!


Do seu amigo em terra distante,
Rev. Sundar Andrade
Dallas, Tx 19/09/09